CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plano de aula: A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O posicionamento oficial do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial,  a organização da FEB e da FAB e suas principais participações no conflito e a construção de uma memória acerca dos pracinhas brasileiros.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Lula e Mahmoud Ahmadinejad  

Disponível em: http://esta-acontecendo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html Acesso em: 10/10/10.   

Imagem 2: Lula e Barack Obama

Disponível em: http://ghiraldelli.wordpress.com/2010/01/07/lula-o-filho-da-politica/ Acesso em: 10/10/10.   

O governo Lula apresentou posicionamento diplomático aberto ao diálogo com líderes ligados ao capitalismo neoliberal, como Barack Obama e outros socialistas e fundamentalistas, como Hugo Chaves, Fidel Castro e Mahmoud Ahmadinejad. Este posição flexível da diplomacia brasileira provocou críticas por parte dos EUA, especialmente com relação a aproximação do Brasil com o Irã. Recentemente, o sítio WikiLeaks divulgou relatórios secretos onde ex-embaixador do Brasil Clifford Sobel teceu severas críticas ao posicionamento brasileiro. Diante disso, o professor deverá conduzir um debate sobre o posicionamento oficial da diplomacia brasileira e organizar um discussão sobre os benefícios ou malefícios dessa atitude flexível desta postura diplomática.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/12/06/wikileaks-para-eua-divisao-interna-levou-politica-externa-brasileira-desarticulada-923196860.asp Acesso em: 04/12/10.




Imagem 3: Hillary Clinton

Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/governo-dos-estados-unidos-critica-diplomacia-brasileira-com-o-ira.html Acesso em: 04/12/10.
No início de 2010, a secretaria de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton criticou a aproximação do Brasil com o Irã e condenou a atitude de defesa do governo brasileiro no que se refere ao enriquecimento de urânio por parte da nação islâmica.  A crítica da senhora Clinton deve ser compreendida num aspecto mais amplo, na medida que o Brasil historicamente manteve uma posição de alinhamento aos interesses estadunidenses. Durante o governo Vargas (1930-1945) o Brasil manteve-se alinhado aos EUA mesmo após 1937 com a existência de um governo ditatorial.
Texto disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/governo-dos-estados-unidos-critica-diplomacia-brasileira-com-o-ira.html Acesso em: 04/12/10.

ATIVIDADE 1
Sendo assim, os alunos deverão direcionar sua atenção para o contexto da Segunda Guerra Mundial e executar a primeira atividade da aula.
Imagem 4: Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Vargas Acesso em: 04/12/10.
A imagem acima diz respeito ao contexto da Segunda Guerra Mundial, momento em que o Brasil se alinhava ideologicamente, política e financeiramente aos EUA. Com a noção de diplomacia e relações internacionais previamente discutidas em momentos anteiores, os alunos deverão escrever suas opiniões acerca da estratégia de aproximação com os EUA no contexto da Era Vargas e comparar com a realidade do governo Lula. Os educandos deverão relatar seu posicionamento: concorda ou não com esta postura diplomática flexível dos últimos oito anos e quais as razões para concordar ou discordar.  Em forma de texto colaborativo com o auxílio do Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10.   

Imagem 4: O historiador Bóris Fausto


Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10  


Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola sobre a Era Vargas
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 10/10/10

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32 Acesso em: 17/10/10.

ATIVIDADE 2
Após a exibição dos vídeos,  os alunos deverão se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa sobre os seguintes temas:

  1. Revolução de 1930 - antecedentes e principais características.
  2. Era Vargas (1930-1945) - as três fases e suas principais cararterísticas.
  3. Tratado de Washington - principais elementos, países envolvidos e contexto da assinatura.
  4. DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - como afetou a vida cultural brasileira, principalmente a questão da censura.
  5. FAB - Força Aérea Brasileira - como se organizou, símbolos, principais idealizadores e panorâma geral da participação na Segunda Guerra Mundial.
  6. FEB - Força Expedicionária Brasileira - como se organizou, símbolos, principais idealizadores e panorâma geral da participação na Segunda Guerra Mundial.

  • Passo a passo

  1. Organize as equipes através de sorteio.    
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.    
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:    

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vargas Acesso em: 02/12/10 .  
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 02/12/10 .     
Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas.html Acesso em: 02/12/10 .  
Disponível em: http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=2361 Acesso em: 02/12/10. 
Disponível em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://www.anvfeb.com.br/ Acesso em: 02/12/10.  
Disponível em: http://www.feb.web.pt/ Acesso em: 02/12/10.  
Disponível em: http://neh.no.sapo.pt/documentos/o_tratado_de_washington.htm Acesso em: 02/12/10. 
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_de_Imprensa_e_Propaganda Acesso em: 02/12/10.  
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u56.jhtm Acesso em: 02/12/10.  
Disponível em: http://www.sentandoapua.com.br/portal/ Acesso em: 02/12/10.  
Disponível em: http://www.anvfeb.com.br/ Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://www.revistaformasemeios.jex.com.br/museus/museu+do+expedicionario Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra.jhtm Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra-monte-castelo.jhtm Acesso em: 02/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra-surge-a-feb.jhtm Acesso em: 02/12/10.
O resultados das pesquisas deverão ser expostos em forma de seminários temáticos. Cada grupo deverá fazer um pequeno resumo de sua pesquisa e distribuir para os colegas em forma de panfletos. Os panfletos poderão ser feitos em papel sulfite e não deverão ocupar mais que uma folha. Cada grupo poderá expor suas observações acerca do tema estudado no tempo máximo de 15 minutos. O professor deverá deixar que seus alunos sintam-se livres para utilizar cartazes, slides ou vídeos. Cabe ressaltar: a exposição de cada grupo deverá ser atentamente apreciada pelos demais colegas. Nesse sentido, cabe ao professor manter o respeito entre colegas exibidores e espectadores.
Finalizadas as exposições sobre os temas, o professor deverá organizar um jornal-mural para agrupar todos os temas pesquisados pela turma.

Imagem 5: exemplo de jornal-mural

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504   Acesso em: 04/11/10.


Imagem 6: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/2cacafab9.jpg Acesso em: 04/12/10.

Imagem 7: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/2tanque4.jpg Acesso em: 04/12/10.

Imagem 8: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/2canhao3.jpg Acesso em: 04/12/10.

Imagem 9: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/5eqcomun.jpg Acesso em: 04/12/10.

Imagem 10: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/5artfeb1.jpg Acesso em: 04/12/10.

Imagem 11: Museu do Expedicionário (Curitiba-Paraná)

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2historia/3armas4.jpg Acesso em: 04/12/10.

ATIVIDADE 3
O professor exibirá as imagens acima e com o apoio dos textos abaixo mencionados os alunos formarão grupos de três ou quatro componentes e organizarão um vídeo-clip sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Sobre a participação brasileira neste conflito os alunos deverão enfatizar a condição paradoxal da política externa brasileira:  vivia sob um regime autoritário (Estado Novo de Getúlio Vargas) mas se aliou ao exércitos dos países democráticos para combater os exércitos nazifascistas.
Cada imagem deverá ser contextualizada, ou seja, os alunos deverão descrever os objetos exibidos (avião, canhão, tanque, armamentos etc) e explicar seu uso durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente identificar as grandes conquistas brasileiras. Os textos selecionados dizem respeito às memórias dos pracinhas brasilieros e servirão para recuperar a memória da participação brasileira na Seguna Guerra Mundial.
Caso a escola não disponibilize laboratório de informática para a produção do vídeo-clipe, os alunos poderão produzir um roteiro de uma peça de teatro e encenar para a turma.  O vídeo-clipe poderá ser editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm           
Sobre o kino:   
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm       


  • Textos selecionados

Disponível em: http://www.anvfeb.com.br/fatos_e_depoimentos.htm Acesso em: 05/12/10.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml Acesso em: 05/12/10.
Disponível em: http://www.cesjf.br/cesjf/revistas/cesrevista/edicoes/2009/HIST2009_a_cobra_fumou.pdf Acesso em: 05/12/10.
Disponível em: http://memoriasdasegundaguerramundial.blogspot.com/2007/07/histria-da-feb-cartes-do-sabo-eucalol.html  Acesso em: 05/12/10.
Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/11/12/interna_diversao_arte,222841/depoimentos-de-pracinhas-na-2-guerra-desmistificam-atuacao-de-brasileiros.shtml  Acesso em: 05/12/10.

REFERÊNCIAS
ALVES, Vagner Camilo. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial: historia de um envolvimento forçado. São Paulo: Loyola, 2002.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
FAUSTO, Bóris. Getulio Vargas : o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FERRAZ, Francisco C. Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2005.
LE GOFF, Jacques Le Goff. História e memória. São Paulo: UNICAMP, 2000.
OLIVEIRA, Dennison. Os soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Curitiba: Juruá Editora, 2008.
TOTA, Antonio P. O Imperialismo Sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Era Vargas Vídeo
Recursos Complementares
Senta a Pua! Documentário. 112 min, 2000. Direção: Erik de Castro.
No dia 6 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da 2ª Guerra Mundial, integrando o 350º Fighter Squadron. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1º Grupo contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico deste século, cujas ações foram de fundamental relevância para a garantia da vitória aliada na Europa.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/senta-a-pua/ Acesso em: 03/12/10.
Brasil e a Segunda Guerra Mundial Programa Scientia da UFPR TV, gravado no Museu do Expedicionário na cidade de Curitiba no Paraná. Exibido em 30/09/2008 com a participação do Prof º Dr º  Dennison de Oliveira do Departamento de História da UFPR falando sobre o Brasil na conjuntura da Segunda Guerra Mundial e seus dois livros sobre o período: "Os soldados alemães de Vargas" e "Os soldados brasileiros de Hitler".
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, Brasil, Era Vargas, nazifascismo, EUA, Museu do Expedicionário.
Parte I - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16585 Acesso em: 03/12/10.  
Parte II - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16586 Acesso em: 03/12/10.  
Parte III - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16587 Acesso em: 03/12/10.  
Parte IV - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16588 Acesso em: 03/12/10. 
Parte V - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16589 Acesso em: 03/12/10.  
Parte VI - Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16590 Acesso em: 03/12/10. 
Avaliação
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
 Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:    
  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;    
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema

imagem do usuário vanessa maria rodrigues viacava
CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs