CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


sábado, 12 de março de 2011

O governo de Napoleão

Napoleão Bonaparte governou por quase 15 anos. Seu governo pode ser dividido em duas grandes fases. O Consulado e o Império

O Consulado (1799 - 1804)
Logo após a sua ascensão ao poder, Napoleão ordenou que voltasse às pressas, uma nova constituição através da qual instituiu-se um novo regime o consulado.
De acordo com esta constituição, a nação devia ser chefiada por três cônsules,designados por u período de dez anos. De fato o poder passou às mãos do primeiro-cônsul, Napoleão Bonaparte. Cabia a ele nomear ministros e parte dos parlamentares, propor leis, dirigir o exército, declarar a guerra e firmar a paz. Seus poderes equivaliam, portanto, ao de um ditador.
Buscando soluções para os sérios problemas econômicos em que a França se via mergulhada, o primeiro-cônsul tomou uma série de importantes medidas:
* Criou o Banco da França (1800);
* Ativou a industrialização francesa, criando a Sociedade de Fomento à Industria Nacional e aumentando as taxas alfandegárias sobre os artigos importados;
* Utilizou o dinheiro arrecadado para a dar início à construção de importantes obras públicas como estradas, pontes e drenagem de pântanos.
O Consulado adotou também uma nova política religiosa. Assinou com a igreja Católica uma Concordata em 1801 que reconhecia o catolicismo como a religião da maioria dos franceses e admitia a liderança espiritual do Papa sobre o clero da França. Em compensação, o Papa reconhecia o confisca dos bens da igreja e o direito de Napoleão nomear os Bispos.
No plano externo, o Consulado enfrentou e venceu uma outra coligação estrangeira contra a França e assinou acordos de paz com a Áustria, a Rússia e a poderosa Inglaterra (1802).
Os Três cônsules eram chefiados por (Napoleão, Roger Ducos e Emmanuel Sieyés).
O Código Civil, conhecido como Código Napoleônico. Esse documento possuía cerca de 2 mil artigos, dos quais oitocentos regulamentavam e garantiam a propriedade privada e apenas sete referiam-se ao trabalhador.
A revitalização da economia francesa, a eficiência da nova administração e o estabelecimento da paz entre a França e seus tradicionais inimigos externos deram uma grande prestígio a Napoleão Bonaparte.
Valendo-se de sua crescente popularidade, Napoleão aumentou enormemente seus poderes. Por meio de plebiscito realizado em1802, tornou-se Cônsul-vitalício, com direito a indicar o seu sucessor. Dois anos depois com um novo plebiscito (precedido de intensa propaganda governamental), foi aclamado imperador dos franceses por cerca de quatro milhões de eleitores (um total de 60%).

O Império (1804 - 1815)
Como imperador, Napoleão Bonaparte criou novos impostos e aumentou os já existentes sem fazer qualquer consulta ao poder legislativo; distribuiu os mais altos cargos do império aos membros de sua família; suprimiu a liberdade individual e a de pensamento (introduzindo a censura previa a jornais , livros e de mais publicações); perseguiu com violência os inimigos políticos; e passou a utilizar a educação e a religião para se auto promover.
Na economia, favoreceu a implantação do capitalismo através de medidas que apoiavam a indústria e a agricultura comercial. Também mandou construir obras monumentais que, embora consumissem grande somas, aumentavam o nível de empregos no país.

10 comentários:

  1. Adorei o site!!foi minha principal fonte de pequisa, ooootimas postagens!!!^^

    ResponderExcluir
  2. adorei otimo site tudo o que eu precisava tinha nele

    ResponderExcluir
  3. legal bem interresante

    ResponderExcluir
  4. me falaram que era divido em 3 consulado, império e Governo dos Cem Dias.

    ResponderExcluir
  5. site pessimo meus piores alunos fazem conteudos melhores

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei, esta muito bem explicado

    ResponderExcluir
  7. nao encontrei nada que eu queria mas gostei

    ResponderExcluir
  8. site bom mais nao me ajudou no que eu queria...

    ResponderExcluir
  9. nao tem nada do que eu procuro

    ResponderExcluir

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs