Murilo Benevides de Oliveira
Faculdade Tecnologia e Ciências EaD
![]() |
Julgamento de Nany (NAH-nee) |
A cena descrita aqui mostra o clímax da viagem para o além. Nany está no Hall do Julgamento. Segurando sua boca e os olhos na mão, ela fica à esquerda da grande escala. O coração dela está sendo pesado contra Maat, a deusa da justiça e da verdade, que é representada como uma figura minúscula vestindo seu símbolo, uma pena única de grande porte, em sua cabeça. À direita, Osíris, deus do submundo e do renascimento, preside a cena. Ele é identificado por sua coroa de altura com um botão na parte superior, por sua barba longa e curva, o cajado, e por seu corpo, que parece estar envolto como uma múmia, exceto para as mãos. Às suas costas está pendurada uma menat como contrapeso para o colarinho. Em frente a ele é uma oferta de um conjunto de carne bovina. Cabeça de chacal Anúbis, superintendente de mumificação, ajusta as escalas, enquanto um babuíno - simbolizando Thoth, o deus da sabedoria e da escrita - senta-se na trave de equilíbrio e se prepara para escrever o resultado para baixo . Atrás de Nany está a deusa Ísis, a esposa e irmã de Osíris. Ela é identificada pelo hieróglifo acima de sua cabeça.
Nany tem sido questionada pelo tribunal de 42 deuses sobre seu comportamento na vida. Ela teve de responder negativamente a cada pergunta feita neste exame, muitas vezes chamado a confissão negativa. Exemplos de suas negativas são: Não tenho feito nada de errado. . . . Eu não matei pessoas. . . . Eu não contei mentiras. . . . Eu não fiz o que detesta os deuses. . . . Eu não fiz ninguém sofrer. . . . Eu não fiz declarações falsas no lugar da verdade. Nany nesta cena foi encontradas verdadeiras e, portanto, digno de entrar na vida após a morte. Seu coração não é mais pesado do que a imagem da deusa da Verdade. Anubis diz a Osíris, "Seu coração é um testemunho preciso", e Osiris responde: "Dê-lhe os olhos e sua boca, já que seu coração é um testemunho preciso."
No registro horizontal acima da cena do julgamento, Nany aparece em três episódios: a paleta de adoração divina com a qual tudo é escrito, louvando a uma estátua de Horus e de pé por seu próprio túmulo. Nany tinha um rolo de papiro com textos segundo o direito que está no Underworld (Amduat) envolto em sua múmia na área em seus joelhos.
Livro dos Mortos (cujo nome original, em egípcio antigo, era Livro de Sair Para a Luz) é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.