CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mediação da Aprendizagem

A Mediação da aprendizagem é uma ferramenta importante em todo contexto cujo objetivo essencial seja a ação de ensinar e de aprender.

A complexidade do processo de ensino e de aprendizagem exige metodologias eficazes que auxiliem o mediador a exercer a sua função principal que consiste em mediar habilidades e competências.

Transmitir conhecimentos e ensinar procedimentos não são suficientes para assegurar que o aprendiz torne-se um indivíduo autônomo, capaz de transcender e re-utilizar aprendizagens em diferentes contextos.

O mundo atual exige indivíduos capazes de recriar suas aprendizagens e de se adaptar às constantes mudanças. Por conseqüência, as instituições de ensino precisam renovar sua forma de compreender e de atuar diante desta nova realidade.

A formação na Mediação da aprendizagem, cujos princípios são derivados da Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, tem por objetivo:
  • Desenvolver a consciência da importância do papel do mediador na promoção das habilidades cognitivas, afetivas e sociais inerentes aos processos de pensamento e de aprendizagem
  • Apresentar e discutir os critérios necessários a mediação efetiva em vários âmbitos de interação: professor/aluno, terapeuta/paciente, gerente/subordinado, etc.
  • Instrumentar os profissionais para melhorar a sua atuação como mediadores nos contextos acadêmico, empresarial, reabilitativo, social e familiar.
O programa do curso de formação é composto de uma análise profunda dos seguintes aspectos:
  • Análise dos fatores relevantes que afetam a qualidade e a efetividade do processo de aprendizagem – Paradigma Holístico da Aprendizagem
  • A centralidade do papel exercido pelo mediador e suas implicações práticas no seu ambiente e na interação educativa ou reabilitativa
  • O desenvolvimento do pensamento e das habilidades de aprendizagem
  • Os critérios de Mediação de Feuerstein e suas implicações práticas em situações de aprendizagem
  • Análise de extratos de filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs