CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


sábado, 23 de junho de 2012

A função e os objetivos da criação da Companhia das Índias Ocidentais

Murilo Benevides de Oliveira
Faculdade Tecnologia e Ciências EaD
A Companhia das Índias Ocidentais ou West Indische Compagnie (WIC) em holandês foi uma das primeiras instituições privadas a negociar ações de capitalização comercial, ela foi idealizada devido ao sucesso da Companhia das Índias Orientais (VOC) no ano de 1621. A WIC foi criada pelos comerciantes protestantes holandeses, que tinha como objetivo quebrar o monopólio da coroa portuguesa e espanhola sobre o comercio e a exploração das terras descobertas no ocidente.
A Companhia funcionava como uma Bolsa de Valores, onde investidores negociavam títulos de capitalização e tonavam-se sócios nas atividades exploradoras na comercialização dos produtos produzidos nas colônias ocidentais.

No Brasil, tentou tomar posse dos engenhos da Capitania da Bahia de Todos os Santos, hoje a cidade de Salvador, na Bahia. Ao serem expulsos pelos portugueses, investiram na invasão da capitania de Pernambuco, fato que ocorreu entre os anos de 1635 e 1648, quando foram expulsos, após incentivarem a revolta dos colonos com as cobranças dos empréstimos feitas aos donos de engenhos.

A NASDAQ  lista mais
 de 2800 ações de diferentes
 empresas, em sua
 maioria de pequena
 e média capitalização. 
Porém, a comercialização do açúcar brasileiro gerou muitos lucros aos comerciantes holandeses e forneceu subsídios para a produção do produto nas Antilhas, fato que aumentou a produção em todo o mundo e banalizou o preço do produto, acarretando assim, a desvalorização do preço do açúcar.

Hoje em dia há instituições de transações comerciais em diversos países como as Bolsas de Valores NASDAQ (norte americana) e a BM&FBOVESPA (brasileira), dentre outras em todo o mundo, que tem como finalidade comercializar ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs