CANCIÓN POR LA UNIDADE DE LATINO AMÉRICA. PABLO MILANÊS E CHICO BUARQUE

E quem garante que a História
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória

A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue

É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos


sábado, 5 de março de 2011

Expancionismo napoleônico

Ao se industrializar e projetar-se economicamente, a França passou a representar uma séria ameaça para a Inglaterra, que naquela época era a maior potência industrial do mundo.
A rivalidade entre as duas nações também era alimentada pela política militarista do Império francês, cujo o principal objetivo era a conquistar de novos mercados Europeus.
Para enfrentar a França de Napoleão, a Inglaterra coligou-se à Áustria e à Prússia, países governados por monarquias absolutistas que desejava impedir o avanço dos ideais da Revolução Francesa em seus territórios.
Nesse contexto, em outubro de 1805, Napoleão tentou medir forças com os ingleses no mar, mas a frota francesa foi destroçada pela esquadra do almirante Nelson na Batalha de Trafalgar.
Em compensação, um mês e meio depois, no continente, o exército napoleônico venceu a Áustria na Batalha de Austerlitz e, no ano seguinte, dobrou a Prússia vencendo a Batalha de Lena.
Em seguida Bonaparte decretou o Bloqueio Continental, pelo qual todos os países do continente europeu ficavam proibidos de negociar com a Inglaterra e de receber navios ingleses em seu portos. por esse bloqueio, os franceses esperavam provocar a falência da indústria e do comércio da Inglaterra.
No ano de 1807, o imperador francês obteve outro sucesso militar e diplomático: depois de perseguir e derrotar os russos em território polonês, obrigou o Czar Alexandre I a assinar o Tratado de Tilsit.
Por esse acordo, a Rússia comprometia-se a respeitar o bloqueio econômico imposto à Inglaterra e reconhecia a hegemonia francesa na Europa.
Em quanto isso, em Portugal, o governo do príncipe D. João fazia um jogo dúbio: Oficialmente não opunha ao Bloqueio Continental, mas às escondidas, continuava a permitir a entrada de mercadorias inglesas em seus portos.
Ao saber que o pequeno e empobrecido reino de Portugal continuava com a Inglaterra, Napoleão ordenou que invadissem. Diante disso, a corte portuguesa mudou-se para o Brasil.
Ao receber D. João e sua comitiva em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser a sede do governo português. Isso criou as condições para o início do processo de independência do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aê? Gostou do texto? Não? Mas fique a vontade para fazer sua crítica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sites e Blogs